Dra. Vladja Torno

4 dicas para escolher a melhor escova de dentes para você

Você sabe como escolher a melhor escova de dentes? Essa é uma decisão importante, pois usar uma escova adequada pode fazer toda a diferença na sua saúde bucal. Ao escolher a melhor escova de dentes para você, você pode remover a placa bacteriana, prevenir doenças bucais, evitar lesões na gengiva, proporcionar conforto e eficiência na escovação, entre outros benefícios.

Mas, como escolher a melhor escova de dentes para você, diante de tantas opções disponíveis no mercado? Quais são os critérios que você deve levar em conta na hora de comprar uma escova de dentes? Quais são as características que você deve observar na escova de dentes?

Neste conteúdo, você vai saber mais sobre como escolher a melhor escova de dentes para você, seguindo 4 dicas práticas e simples. Continue a leitura e descubra como fazer a melhor escolha para o seu sorriso.

Dica 1: prefira uma escova de cerdas macias

A primeira dica para escolher a melhor escova de dentes é optar por uma escova de cerdas macias, que são mais gentis com a gengiva e o esmalte dos dentes, evitando lesões e desgastes. As escovas de cerdas macias também são capazes de remover a placa bacteriana e os restos de alimentos dos dentes e da gengiva, desde que sejam usadas com uma técnica adequada e um creme dental com flúor.

Esta, inclusive, é uma afirmação interessante. Pode ser comum pensar que cerdas mais duras são mais eficazes na limpeza, embora isto não proceda. Afinal de contas, cerdas macias conseguem acompanhar o formato da arcada dentária e também da gengiva, permitindo que a limpeza tenha um movimento de “varrer’, não de “esfregar” propriamente dito.

As escovas de cerdas duras ou médias podem causar danos à gengiva e ao esmalte dos dentes, provocando sangramento, inflamação, sensibilidade e retração gengival, que é quando a gengiva se afasta dos dentes, expondo a raiz e aumentando o risco de cáries e infecções.

Por isso, escolha uma escova de cerdas macias, que seja mais suave e eficiente na limpeza dos seus dentes e da sua gengiva.

Dica 2: escolha uma escova de tamanho adequado

A segunda dica para escolher a melhor escova de dentes para você é optar por uma escova de tamanho adequado, que se encaixe bem na sua boca e que alcance todas as áreas dos dentes e da gengiva. As escovas de tamanho adequado devem ter uma cabeça pequena ou média, que permita escovar os dentes posteriores, que são os mais difíceis de alcançar, e que tenha um cabo longo e confortável, que facilite o manuseio e o controle da escova.

As escovas de tamanho inadequado podem dificultar a escovação, deixando resíduos de placa e de alimentos nos dentes, ou causar desconforto, irritação ou ferimentos na boca, se forem muito grandes ou muito pequenas.

Por isso, escolha uma escova de tamanho adequado, que se adapte à sua boca e que facilite a escovação.

Dica 3: opte por uma escova de formato ergonômico

A terceira dica para escolher a melhor escova de dentes para você é optar por uma escova de formato ergonômico, que se adapte à anatomia da sua boca e facilite a escovação. As escovas de formato ergonômico devem ter uma cabeça arredondada ou ovalada, que evite machucar as bochechas ou a língua, e que tenha cerdas com diferentes alturas e ângulos, que se ajustem às curvaturas dos dentes e da gengiva.

As escovas de formato não ergonômico podem comprometer a eficácia da escovação, deixando áreas sem limpar ou limpando de forma inadequada, ou causar desconforto, dor ou trauma na boca, se forem muito rígidas, pontiagudas ou retas.

Por isso, escolha uma escova de formato ergonômico, que seja mais confortável e eficiente na escovação.

Dica 4: escolha uma escova que você goste

Imagem com 4 escovas de dente coloridas

A quarta e última dica para escolher a melhor escova de dentes é optar por uma escova que você goste, que tenha uma cor, um design ou uma característica que te agrade e que te motive a escovar os dentes regularmente.

As escovas que você gosta devem ser escolhidas de acordo com o seu gosto pessoal, mas sem deixar de lado os critérios de qualidade, adequação e ergonomia que foram mencionados nas dicas anteriores, essenciais para a melhor experiência possível.

As escovas que você não gosta podem desestimular a escovação, fazendo com que você escove os dentes com menos frequência, menos tempo ou menos cuidado, prejudicando a sua saúde bucal e o seu sorriso, algo que pode não acontecer a curto prazo, mas que fatalmente acontecerá depois de mais tempo.

Por isso, escolha uma escova que você goste, que seja mais divertida e prazerosa de usar. Você pode escolher uma escova com a sua cor favorita, com um desenho que te atraia, com uma luz que acenda, com uma vibração que massageie a gengiva e limpe bem os dentes ou com qualquer outra coisa que te faça sorrir.

Escolha bem sua escova de dentes!

É comum sabermos que é preciso trocar de escova depois de 3 meses de uso e que um produto de boa qualidade tende a proporcionar melhores resultados com a escovação, mas nem sempre sabemos o que fazer para decidir entre tantas opções disponíveis.

Com este conteúdo, você aprendeu como escolher a melhor escova de dentes. Esperamos que tenha sido útil e informativo para você e que, a partir de agora, quando for escolher sua escova de dentes em um supermercado, farmácia ou no estabelecimento que preferir, a decisão seja tomada de maneira racional e benéfica para sua saúde bucal.

Ainda falando sobre este tema, se você quer ter o sorriso dos sonhos, saiba que a Dr.ª Vladja Torno é uma profissional renomada e experiente em facetas de resina, técnica que melhora a estética e a funcionalidade dos dentes. Com isso, você realmente poderá ter um ganho enorme de autoestima e autoconfiança, conquistando os dentes que sempre quis. Se quiser saber mais, entre em contato com a Dr.ª Vladja Torno hoje mesmo e faça a sua inscrição ou o seu agendamento. Você vai se surpreender com os resultados!