Dra. Vladja Torno

5 cuidados para manter as facetas perfeitas por mais tempo

As facetas estão entre as melhores soluções das clínicas odontológicas para quem quer melhorar o aspecto dos dentes.

Se você usa ou pretende usar esse recurso, é provável que já tenha se deparado com a dúvida sobre como cuidar do material para que ele dure mais e preserve sua beleza. Caso essa seja a sua dúvida, continue lendo este artigo e conheça as 5 formas mais eficientes de manter a perfeição das suas facetas. Confira!

O que é faceta?

Para começar, acreditamos ser útil fazer uma breve explicação do que é esse recurso. A faceta dentária, também conhecida como lente dental ou, simplesmente, faceta, é um revestimento aplicado na parte frontal de um dente que precisa de melhorias estéticas. O uso das facetas é indicado para a correção de imperfeições dentárias como manchas, amarelamento, descoloração, formatos irregulares, tamanho inadequado ou mau posicionamento dos dentes.

Esse revestimento consiste em uma fina camada de resina composta ou de porcelana. Sua fixação sobre a superfície dos dentes é feita através do uso de adesivo dentário de alta qualidade. Desse modo, a aplicação da faceta é permanente.

A aplicação das lentes é um procedimento que se destaca por ser minimamente invasivo, exigindo menor intervenção dental do que outras soluções odontológicas. Outro fator responsável pela crescente popularização da faceta é sua rapidez e eficácia na melhoria do aspecto visual dos dentes, proporcionando sorrisos mais harmoniosos, equilibrados e brancos aos pacientes.

Importância de obter facetas personalizadas e naturais

O sorriso tem grande importância no rosto e, portanto, na identidade de uma pessoa. Por essa razão, o mais indicado para quem precisa de uma faceta de resina é buscar o trabalho de clínicas especializadas em criar sorrisos personalizados.

Para isso, os profissionais fazem uso de técnicas como a reprodução de detalhes dos dentes naturais do paciente. Isso facilita a adaptação do indivíduo ao seu novo sorriso, além de preservar as características que compõem a sua singularidade.

A naturalidade da faceta é outra qualidade que só pode ser oferecida por especialistas nesse tipo de tratamento. Dentistas experientes podem garantir que os dentes apresentem um branco natural, ou seja, que não tenha aspecto artificial.

Dicas de como conservar as facetas de resina

Agora que já apresentamos de forma mais detalhada essa solução e as suas vantagens, você deve estar se perguntando como preservar por mais tempo a brancura e as demais qualidades estéticas das suas facetas.

Para te ajudar, organizamos uma lista com 5 cuidados simples e eficientes para que você possa garantir e manter a perfeição das facetas. Recomendamos que você:

  • mantenha bons hábitos de higiene bucal;
  • adeque sua dieta para evitar alimentos prejudiciais às facetas;
  • evite o uso inadequado dos dentes;
  • não exagere nos produtos de clareamento dental;
  • busque especialistas para a aplicação e manutenção das facetas.

Confira maiores detalhes e especificações de cada um desses cuidados nos tópicos a seguir!

1 – Mantenha bons hábitos de higiene bucal

Manter ou adotar uma rotina adequada de higiene bucal é importante por diversas razões, tanto estéticas quanto de saúde. No caso de pacientes que possuem facetas, esse cuidado oferece o benefício adicional de servir como uma preservação o material.

Os cuidados básicos são a escovação e o uso de fio dental. Os dentes devem ser escovados, pelo menos, duas vezes ao dia, enquanto o fio dental deve ser utilizado diariamente. Para evitar que a escovação prejudique as placas de resina, é recomendado o uso de escovas com cerdas macias e pastas de dente não abrasivas.

2 – Adeque sua dieta para evitar alimentos prejudiciais às facetas

A aplicação das facetas exige que o paciente tome certo cuidado na escolha dos alimentos e bebidas que irá ingerir. Há substâncias que podem causar manchas na resina, como é o caso de café, vinho tinto, refrigerante, alimentos pigmentados, entre outros. Preservar a coloração da resina é importante para manter sua funcionalidade, já que uma de suas utilidades é promover o branqueamento dos dentes.

Também existem alimentos que podem deslocar ou danificar as facetas. Uma boa forma de protegê-las é evitando o consumo de itens muito duros ou que tenham consistência muito pegajosa.

3 – Evite o uso inadequado dos dentes

Essa regrinha pode parecer óbvia, mas, ela é descumprida mais vezes do que se imagina. Seja por mau hábito, por estresse ou outros fatores, muitas pessoas realizam ações que são prejudiciais aos dentes e às facetas.

Usar os dentes para rasgar etiquetas, abrir embalagens, roer as unhas ou morder objetos são alguns exemplos de mau uso dos dentes. O atrito gerado por essas atividades pode danificar a camada de resina, diminuindo sua qualidade estética e sua durabilidade.

4 – Não exagere nos produtos de clareamento dental

Pode parecer uma boa ideia investir nos produtos clareadores para manter a brancura das facetas dentárias, porém, esse uso deve ser feito com parcimônia.

O clareamento excessivo pode causar problemas como a diferença de tonalidade entre as facetas de resina e os dentes naturais. Com isso, a solução passa a apresentar aspecto artificial e perde sua qualidade visual.

Portanto, só use os clareadores respeitando as recomendações do seu dentista.

5 – Busque especialistas para a aplicação e manutenção das facetas

Por fim, nossa quinta dica é relacionada à escolha da clínica odontológica que será responsável por preparar, aplicar e manter suas lentes dentais.

A durabilidade e a beleza da faceta são fatores determinados, em grande parte, pelo serviço realizado. Para que você obtenha o visual pretendido, é fundamental buscar um dentista que faça uso de resina de qualidade e que apresente maestria nos processos de personalização e aplicação do material. Especialistas nesse tipo de solução também oferecem os melhores procedimentos de manutenção, acompanhando e reparando adequadamente as suas facetas.

A melhor maneira de confirmar a qualidade do trabalho realizado pelo profissional é conferindo sua experiência no ramo. Formação acadêmica, qualificação e expertise de mais de 20 anos na área são diferenciais que indicam a excelência de um dentista. Portanto, dê preferência às clínicas de profissionais com essas características e garanta um retorno satisfatório para o seu investimento.