Dra. Vladja Torno

Existe pasta de dente mais adequada para facetas?

Deixar os dentes perfeitos é o sonho de milhares de pessoas. Em tempos atuais, é fácil corrigir diversas imperfeições, melhorando ainda mais o sorriso. Entre os tratamentos estéticos odontológicos mais procurados está a aplicação de facetas dentárias.

O procedimento se popularizou nos últimos anos, porque além de alinhar e fazer a correção dos dentes, as facetas conseguem mudar a estética dentária do paciente. Entre as alterações que podem ser realizadas por meio do tratamento estão alterar  a cor, a forma e a textura de seus dentes.

Ao fazer a colocação das facetas, o paciente sente logo a diferença. Mas, assim como outros procedimentos, quem faz esse tipo de tratamento precisa ficar atento a alguns cuidados. O motivo disso é que o material não é tão forte quanto o esmalte do dente, apesar de sua resistência comprovada.

Para que as facetas permaneçam em bom estado e sejam duráveis, é necessário ter cuidados específicos para aumentar a sua vida útil. Entre as recomendações está a escolha de uma pasta de dente de qualidade para fazer a higiene das facetas dentárias.

Como é feito o tratamento com facetas dentárias?

 Facetas dentárias são próteses que são coladas na superfície do dente. A camada colada é fina e tem como função corrigir a cor, o formato ou o tamanho dos dentes.  O procedimento é muito utilizado para melhorar a aparência do sorriso de forma imediata. Ou seja, o paciente já sai do consultório com dentes perfeitos em pouco tempo, sem precisar aguardar dias ou longos meses para ver o resultado.

Para que o material seja bonito e ao mesmo tempo resistente, são usados diversos materiais durante a fabricação das facetas, como folheados de compósito, porcelana e resina.

Quais os principais cuidados com as facetas?

Imagem de duas escovas de dente com pasta dental

Quem faz procedimento estético dentário ou ortodôntico, precisa saber que os cuidados com a higiene e com a saúde bucal devem continuar. Além disso, a depender do tratamento, a atenção deve ser reforçada, já que há procedimentos de limpeza específicos e análise periódica do dentista. 

Quando falamos de facetas dentárias, a preocupação em mantê-las sempre bonitas deve ser redobrada. Por serem, um adesivo forte colado na parte externa do dente, as facetas exigem muita atenção. A vida útil da prótese de compósito é de 5 anos, enquanto as de porcelana podem durar até 15 anos, mas se o paciente não seguir as recomendações médicas, é possível que a durabilidade seja bem menor.

Para manter as facetas por um bom tempo, o dentista vai recomendar o melhor tratamento para você. Uma dica é cuidar da prótese da mesma forma que os dentes naturais.

Conheça algumas recomendações:

Evitar bebidas e comidas com corantes

Quem usa facetas de resina composta deve evitar comidas de bebidas que têm corante na sua composição. Quanto mais consumo de corantes, mais manchados ficarão seus dentes. Por isso, reduza a ingestão de café, vinho tinto, chá, refrigerante de cola, frutas vermelhas, molho de soja e chocolate amargo.

Evitar alimentos pegajosos e duros

Se alimentos pegajosos e duros já são ruins para os dentes naturais, imagina para facetas dentárias.  Por isso, se a sua intenção é manter a durabilidade das próteses, recomenda-se ter muito cuidado com esses tipos de alimentos.

Para consumir alimentos duros,utilize os dentes de trás para triturá-los ou cortá-los. Em relação ao consumo de comidas pegajosas, o perigo é grudar nas facetas e soltá-las.

Evitar cigarros

Quem usa facetas dentárias deve evitar cigarros de todo tipo. As substâncias presentes no cigarro, alteram a cor e aparência das próteses, deixando-as com aspecto feio.

Manter a higiene

Escovar os dentes, usar fio dental e enxaguante bucal fazem parte da higiene básica e diário de qualquer pessoa. Quem tem faceta dentária também precisa manter a limpeza dos dentes. Esse hábito é imprescindível.

O cuidado com a higiene bucal, além de dar mais durabilidade as facetas, evita diversas doenças bucais. Portanto, mantenha a limpeza diária e sempre após as refeições.

Qual pasta de dente usar?

Uma dúvida frequente de quem tem facetas dentárias é sobre o creme dental que deve usar durante a escovação. Muitos dentistas afirmam que pode usar qualquer pasta de dentes, desde que sejam de qualidade. Outra recomendação é não utilizar creme dental abrasivo para limpar ou clarear os dentes. A composição do creme pode danificar as facetas.

Para escovar os dentes, os dentistas recomendam escovas com cerdas macias e flexíveis. Esse tipo de cerdas não risca a resina e mantém o brilho do material.

Outro cuidado que deve ter é com a intensidade da escovação. Há pessoas que escovam os dentes com muita força e isso pode danificar as facetas e provocar retração gengival.

A escovação deve ser feita da seguinte forma:

  • Utilize pouca pasta de dentes. A quantidade adicionada deve ser  igual a um grão de feijão;
  • A escova deve ficar entre dentes e gengiva;
  • Durante a escovação, faça movimentos circulares dez vezes, a cada dois dentes;
  • Faça a limpeza da língua, de trás para a frente;
  • Faça a limpeza nas bochechas;
  • Use fio dental para fazer a limpeza interdental;
  • E, para completar a higiene, use enxaguante bucal sem álcool.

Agora que você já sabe como manter as facetas dentárias conservadas, não esqueça de sempre olhar a pasta de dentes antes de comprar. Para evitar a deterioração das facetas, não utilize creme dental abrasivo para limpar ou clarear os dentes.