Dra. Vladja Torno

Facetas de resina: quem pode colocar?

As facetas de resina ganham cada vez mais popularidade entre as soluções odontológicas. A grande busca por esse tratamento acontece porque ele representa uma forma altamente prática, rápida e eficaz de corrigir diversas imperfeições dentárias. É possível contar com as facetas para tratar problemas como amarelamento, espaçamento irregular entre os dentes, lascas ou fraturas, desgastes, entre outros.

Uma grande dúvida entre os interessados nessa solução é: quem pode colocar faceta dentária? E a resposta é: todo mundo.

Sim, é isso mesmo que você leu. Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode recorrer a esse tratamento. Então, isso quer dizer que você pode, hoje mesmo, colocar as suas facetas? Não necessariamente. É preciso, antes de confirmar a viabilidade do tratamento, avaliar alguns aspectos da sua saúde bucal e dentária.

Mesmo não apresentando restrições, a aplicação da faceta pode ser contraindicada em alguns casos específicos, como você poderá conferir a seguir.

Continue a leitura para saber se você pode ou não obter as suas facetas dentárias!

Quem não pode? Contraindicações para a aplicação das facetas

Imagem de mulher com mão no rosto, sorrindo.

Vimos acima que o tratamento com facetas não tem restrições etárias. Ainda assim, alguns pacientes podem precisar solucionar outros problemas antes de estar em condições adequadas para garantir a aplicação segura e eficaz do material.

Isso está relacionado a fatores como a necessidade de obter condições favoráveis para a durabilidade das facetas, a preparação dos dentes para que o tratamento possa ter a eficácia esperada e a prevenção contra agravamentos de problemas bucais ou dentários do paciente.

Para que você compreenda melhor esses casos, iremos listas alguns exemplos e, em seguida, explicar cada um deles de forma detalhada.

Os principais casos que exigem cuidados especiais são:

  • problemas dentais subjacentes;
  • bruxismo;
  • sérias danificações dentais;
  • escurecimento dental severo.

Você se enquadra em algumas dessas situações? Lendo os próximos tópicos, entenda o porquê de cada uma dessas condições estar entre as contraindicações para esse tratamento específico e saiba o que fazer nessas situações.

Problemas dentais subjacentes

A faceta é um tratamento estético para os dentes. Ou seja, a solução é voltada para melhorar o visual do paciente. Sendo assim, sua realização não substitui a os tratamentos médicos que tenham a finalidade de proporcionar saúde à boca e aos dentes do indivíduo.

Em outras palavras, caso a pessoa apresente infecções dentárias, cáries não tratadas ou outros problemas subjacentes, o correto é tratar essas questões antes de avaliar a possibilidade de aplicação das facetas. Caso contrário, a resina iria apenas mascarar problemas que, mais tarde, poderiam se agravar e comprometer a saúde do paciente.

A boa notícia é que muitos casos podem ser solucionados de forma relativamente rápida, de modo que a pessoa possa, em pouco tempo, estar em condições propícias para o tratamento com facetas.

Bruxismo

O bruxismo é um transtorno em que o paciente aperta, range, desliza ou bate os dentes de forma intensa e excessiva. Isso costuma ocorrer durante o sono, mas, também pode afetar os períodos em que o indivíduo está desperto. Essas ações são capazes de gerar desgastes nas facetas, tornando-as danificadas e reduzindo a sua eficácia.

O ideal é que o paciente recorra a tratamentos voltados especificamente para o bruxismo, a fim de anular ou amenizar o tensionamento da mandíbula que causa danos aos dentes. Uma vez superado o transtorno, a pessoa poderá estar em condições de aplicar suas facetas dentárias.

Sérias danificações dentais

Os dentes podem apresentar danos com variados níveis de intensidade. Os mais graves, como fraturas extensas, estrutura dentária enfraquecida, entre outros, podem inviabilizar a aplicação das placas de resina.

O dano apresentado pelo dente pode fazer com que a faceta não tenha a estabilidade de que precisa para se manter fixada de forma eficaz e duradoura. Além disso, é possível que a aplicação da camada de resina prejudique ainda mais o dente, elevando os riscos de fratura. Isso pode acontecer tanto pela pressão que a faceta exerce sobre o dente quanto pelo processo de aplicação dela, que pode exigir procedimentos como a retirada de parte do esmalte dentário para aumentar a fixação do material. Em dentes já fragilizados, essas condições podem ser altamente prejudiciais.

Sendo assim, é necessário realizar os tratamentos odontológicos mais adequados para o tipo de dano apresentado pelo paciente. Somente após a recuperação da saúde bucal é que o uso das facetas poderá ser novamente cogitado.

Escurecimento dental severo

As facetas consistem em camadas relativamente finas de resina. O material é, em algum nível, translúcido. Essa resina é suficientemente eficaz para o branqueamento de dentes amarelados, com manchas ou descolorações. Já no caso de escurecimento de alta intensidade, é possível que a faceta não seja suficiente para encobrir a imperfeição.

Para pacientes com esse problema, o mais indicado é optar por outras soluções, como a coroa dentária, por exemplo. Também é possível que o dentista recomende a realização de procedimentos clareadores específicos que sejam capazes de reverter o quadro. Uma vez solucionado o escurecimento severo, o paciente poderá estar apto ao tratamento com as facetas.

Agende uma avaliação

Como pudemos ver, existem situações em que o uso das facetas dentárias pode ser ineficaz, pouco duradouro ou até contraindicado.

Se você tem o interesse de obter sua faceta, busque fazer uma consulta com especialistas nessa área da odontologia. Isso permitirá que um profissional avalie o seu caso de maneira individualizada e aprofundada, examinando minuciosamente seu nível de saúde bucal e suas condições dentárias. Através dessa avaliação, o especialista irá confirmar se você pode realizar o procedimento ou se, antes, será preciso recorrer a outros tratamentos complementares.

Não desanime caso você esteja em algum desses grupos de pessoas que precisam tratar outros problemas antes de usar as facetas dentárias. Lembre-se de que, uma vez sob a supervisão e o acompanhamento de um dentista qualificado, todos os procedimentos que você precisar realizar serão investimentos em sua estética e em sua saúde. Sanando os danos, transtornos ou enfermidades dos seus dentes, será possível garantir o máximo aproveitamento das camadas de resina, de modo que elas possam ser mais duráveis, belas e resistentes.

Com o suporte de especialistas em facetas, você poderá, finalmente, obter o sorriso com que sempre sonhou!